terça-feira, 7 de agosto de 2012

Cruz Peregrina - Cruz da Juventude


Porque é a Grande Cruz que atravessou continentes e países unidos às juventudes, particularmente na Jornada Mundial da Juventude de 12 Nações desde 1986 (em Roma) a 2011 (Madrid).
Agora chegou ao Brasil (Rio 2013) e já está peregrinando entre nós...

História:
Durante o Ano Santo (Roma - 1983 a 1984) o Papa João Paulo II mandou que se plantasse a "Grande Cruz" (3,8 metros) ao lado do altar-mor da Basílica de São Pedro, em Roma, para que todos a vissem de bem longe.
Terminado o Ano Santo, a Grande Cruz foi transferida para o Centro da Juventude São Lourenço, vizinho ao Vaticano. Sendo um Centro de Acolhida dos jovens peregrinos do mundo todo, confiou-a aos jovens para que "levassem ao mundo todo" como Missão.
Em 1986 aconteceu a primeira Jornada Mundial da Juventude, em Roma. Lá foi conduzida a Grande Cruz. Desde então não parou de ir ao mundo nos braços dos jovens. Agora, são os jovens brasileiros que a carregam em missão.
Daí a origem da Cruz Peregrina.
Somente em 2003 é que o Papa João Paulo II fez que a acompanhasse o Ícone de Maria, a companheira fiel. Ela sempre acompanha a Cruz para que os Jovens sintam também a presença materna da Mãe de Jesus junto deles.


Qual o significado da Cruz?

No tempo de Jesus: é o instrumento romano mais cruel de castigo, de tortura e de morte lenta e dolorosa por asfixia.
Punição temida, aplicada a escravos, pessoas da pior qualidade, assassinos, ladrões e conspiradores contra o sistema dominante, no caso, de Roma. Após humilhantes torturas, o condenado devia carregar a própria cruz até o local de sua crucificação. Esse tipo de castigo não cabia a cidadãos romanos.
Depois de Jesus, com sua morte na cruz, redimindo a humanidade em sacrifício extremo, a cruz tornou-se sinal de salvação para quem crê, símbolo da fé, expressão de compaixão, estandarte de vitória e objeto de veneração.
É o símbolo onipresente dos cristãos.
O Sinal da Cruz, frequentemente traçado ao longo do dia, em todas as circunstâncias e sobretudo, nas funções litúrgicas é a manifestação pública da fé cristã e certeza da ressurreição.
O Papa, ao confiar aos jovens a cruz, assim os enviou: "Meus queridos jovens, ao concluir o Ano Santo, confio-vos o símbolo deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo. Levai-a pelo Mundo afora como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade e anunciai a todos que só na morte e ressurreição  de Cristo é que poderemos encontrar salvação e redenção".


fonte: Blog da Diocese de Humaitá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar