quinta-feira, 9 de agosto de 2012

2º Domingo de Agosto: Dia dos Pais

Vocação Familiar
________________________________________________


Família: Sinal do Amor de Deus

A família é um “dos tesouros mais importantes” e “patrimônio da humanidade” (DAp, 432). É um bem para o casal, para os filhos, para a Igreja e para a sociedade. É lugar de realização humana, geração da vida, igreja doméstica, formadora de valores. 

Rezemos pela santificação de nossas famílias: que sejam lugar do cultivo do amor, do diálogo, da aco­lhida, do perdão, da realização humana, da fidelidade e da paz.



A família de Nazaré é para nós exemplo de unidade, diálogo, compreensão, respeito, amor, en­fim, rezemos pela vocação familiar, que é dom e graça de Deus na humanidade.

“A família cristã está fundada no sacramento do matrimônio entre um homem e uma mulher, sinal do amor de Deus pela huma­nidade e da entrega de Cristo por sua esposa, a Igreja. A partir dessa aliança se manifestam a pa­ternidade e a maternidade, a filiação e a fraterni­dade, e o compromisso dos dois por uma socieda­de melhor” (DAp n. 433).

 “No matrimônio, o homem e a mulher unem-se entre si tão firmemente que se tornam – segundo as palavras do livro do Gênesis – ‘uma só carne’ (Gn 2,24) [...]. Uma existência chamada a servir a verdade no amor. O amor faz com que o homem se realize através do dom sincero de si: amar significa dar e receber aquilo que não se pode comprar nem vender, mas apenas livre e reciproca­mente oferecer” (João Paulo II, Carta às Famílias).


“A família, que tem início no amor do homem e da mulher, se origina radicalmente do mistério de Deus. Isto corresponde à es­sência mais íntima do homem e da mulher, à sua constitutiva e autêntica dignidade de pessoa”


"Que a família comece e termine sabendo onde vai e que o homem carregue nos ombros a graça de um Pai. Que a mulher seja um céu de ternura aconchego e calor e que os filhos conheçam a força que brota do amor" 
(Padre Zezinho, em 'Oração pelas Famílias')






fonte: 
Blog Catequese e Bíblia
Imagens: Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar