________________________________________________
Família: Sinal do Amor de Deus
A família é um “dos tesouros mais importantes” e “patrimônio da humanidade” (DAp, 432). É um bem para o casal, para os filhos, para a Igreja e para a sociedade. É lugar de realização humana, geração da vida, igreja doméstica, formadora de valores.
A família de Nazaré é para nós exemplo de unidade, diálogo, compreensão, respeito, amor, enfim, rezemos pela vocação familiar, que é dom e graça de Deus na humanidade.
“A família cristã está fundada no sacramento do matrimônio entre um homem e uma mulher, sinal do amor de Deus pela humanidade e da entrega de Cristo por sua esposa, a Igreja. A partir dessa aliança se manifestam a paternidade e a maternidade, a filiação e a fraternidade, e o compromisso dos dois por uma sociedade melhor” (DAp n. 433).
“No matrimônio, o homem e a mulher unem-se entre si tão firmemente que se tornam – segundo as palavras do livro do Gênesis – ‘uma só carne’ (Gn 2,24) [...]. Uma existência chamada a servir a verdade no amor. O amor faz com que o homem se realize através do dom sincero de si: amar significa dar e receber aquilo que não se pode comprar nem vender, mas apenas livre e reciprocamente oferecer” (João Paulo II, Carta às Famílias).
“A família, que tem início no amor do homem e da mulher, se origina radicalmente do mistério de Deus. Isto corresponde à essência mais íntima do homem e da mulher, à sua constitutiva e autêntica dignidade de pessoa”
"Que a família comece e termine sabendo onde vai e que o homem carregue nos ombros a graça de um Pai. Que a mulher seja um céu de ternura aconchego e calor e que os filhos conheçam a força que brota do amor"
(Padre Zezinho, em 'Oração pelas Famílias')
fonte:
Blog Catequese e Bíblia
Imagens: Google Imagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário