quinta-feira, 21 de junho de 2012

Oficina Catequética - Setor 1



Com o intuito de partilhar conhecimentos acerca de temas importantes para a nossa Igreja festejados e celebrados em Maio e Junho, foi realizado no domingo, dia 10 de junho, um encontro especial entre os catequizandos da etapas de Eucaristia e os Catequizandos da Etapa Juvenil do Setor 1, na Igreja Nossa Senhora de Fátima.

Cada um dos quatro grupos recebeu a missão de preparar uma apresentação dinamizada com um tema específico. Utilizando-se de teatros, dramatizações, explanações, dinâmicas, dentre outros.



Lembrando que os temas abordados já foram trabalhados nos encontros - o objetivo era tão somente aperfeiçoar e passar aqueles que se preparam para receber a Eucaristia pela primeira vez o conhecimento necessário para o entendimento dos assuntos em questão.

Grupo: 1
Catequista: Daniel
Tema: A Ascensão do Senhor
Dinâmica: Partilha de conteúdo através de palestra e debate




Mensagem principal: "O Senhor foi elevado aos céus, mas continua conosco, auxiliando na caminhada. Marca a transição do Cristo Ressuscitado e a de Cristo exaltado à direita de Deus Pai."


Grupo: 2
Catequista: Edvan
Tema: A Santíssima Trindade
Dinâmica: Exposição da Dinâmica da Caixa de Fósforos, para explicar a importância do Pai, do Filho e Espírito Santo




Mensagem principal: "O Mistério da Santíssima Trindade apresenta o nosso Deus, que se manifesta como Pai - criador de todas as coisas; como Filho - Jesus Cristo - que fez-se homem para nos livrar do pecado e como Espírito Santo - o sopro que nos impulsiona, nos acompanha e direciona na caminhada missionária."


Grupo: 3
Catequista: Paulino
Tema: Pentecostes
Dinâmica: Dramatização do Texto de João acerca da aparição de Jesus aos discípulos.




Mensagem principal: "Jesus aparece aos discípulos (amedrontados) saudando-os com a Paz. Sopra sobre eles o Espírito Santo, que os encoraja a deixar medos, incertezas e levar a Palavra de Deus a todos os povos"


Grupo: 4
Catequista: Juciane
Tema: Corpus Christi
Dinâmica: O grupo encenou a Instituição da Eucaristia, celebrada todos os dias nas nossas missas.




Mensagem principal: "Cristo nos dá Seu Corpo e Sangue, no Pão e Vinho consagrados, para a redenção de nossos pecados e o principal, que ao participarmos da Eucaristia fazemos parte de Seu reino de Amor... Eis o mistério da Fé"

Agradecemos o empenho de todos os interlocutores e catequistas que, direta ou indiretamente, colaboraram para a realização dessa importante oficina de aprendizagem cristã. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar