terça-feira, 18 de setembro de 2012

1º Retiro de Crisma 2012

O retiro é o momento em que paramos, momentos de saída para refletir sobre nós mesmos, a nossa condição de vida. Como estou vivendo? Quais minhas motivações? Como estou agindo? Comportando-me no meio da sociedade? Quais são as minhas contribuições? O que estou oferecendo para a minha comunidade, o meu bairro, onde as pessoas possam viver mais felizes?


Com esse intuito, 38 jovens crismandos dos Setores 1 e 2-3 participaram na Chácara Petronílio, no Km 2, da Estrada Lábrea - Humaitá, do 1º Retiro do Crisma - 2012, com a temática: Espiritualidade do Crismando.

Vista geral da Chácara Petronílio - local do encontro

Por serem dois grupos de diferentes comunidades da Paróquia, decidiu-se fazer na parte da manhã o retiro propriamente dito e pela tarde um momento mais direcionado à integração entre os dois grupos, quando dedicamos mais tempo à conversa a dois, futebol, vôlei, piscina e confraternização em geral.

Chegada à Chácara

Preparação para a oração inicial

A abertura foi assessorada pela Catequista Leydiane, que conduziu as boas-vindas com oração, animação e a dinâmica de apresentação através da teia do conhecimento - onde cada participante falava um pouco de si e escolhia outra pessoa para receber o barbante.


Dinâmica de Apresentação

Em seguida, o Catequista Paulino falou da importância do Retiro e da integração dos grupos, bem como da participação eficiente do Crismando para a vida da Comunidade.
Fora realizada a Leitura Orante sobre a Missão dos discípulos - texto base Mc 6, 7-13 e realizadas as etapas: leitura do texto - o que diz o texto - mensagem atual - o que o texto me faz dizer a Deus - contemplação.
Momento que antecedeu a Leitura Orante

 Após o lanche, Frei Gustavo deu continuidade ao retiro falando sobre a importância da Espiritualidade para a nossa vida, utilizando-se de dinâmicas de Espiritualidade (Fé e Vida, A Palavra que transforma e Testemunho de Fé), debates, momentos orantes, dinâmicas em grupo e exposições em geral, baseados no texto bíblico de Atos dos Apóstolos 2, 2-4.






Assim, encerrou-se o momento de retiro, de onde extraímos os seguintes ensinamentos:

- A espiritualidade é o que nos sustenta diante das mudanças de nossas vidas;
- É uma experiência íntima de nós com Deus, dentro de nós mesmos;
- Só uma experiência pessoal e profunda de comunhão com Deus possibilita-nos refazer um discernimento e enfrentar as tribulações do nosso dia-a-dia.

Após o almoço, foi o momento da descontração, das conversas em pequenos grupos, da integração, do futebol, do vôlei, da piscina e da conversa individualizada com cada Crismando...





Abaixo segue fotos diversas da programação:

Crismandos do Setor I, na Igreja de Fátima

Preparação para a saída

Crismandos dos Setores 2 e 3

Bicicleata para a chácara

Liara e Leide na organização da Leitura Orante

Oração para o lanche

Assessoria do Frei Gustavo

Um dos Grupos de Trabalho em momento "flash"

Oração para o almoço


"O sacramento do Crisma nos faz profetas e testemunhas de Jesus, pois o Espírito Santo é invocado de maneira especial para que o Crismando se confirme como um novo apóstolo para a Igreja e para o mundo"

Agradecemos a participação de todos que direta ou indiretamente contribuíram para a realização do evento, em especial à família Teixeira pela disponibilidade do local; Frei Gustavo pela assessoria e logística e Elivelton e Mailton - braços fortes à disposição em todo momento, além dos familiares, catequistas e outros.


Paz e bem!
Nossa missão é amar, servir, perdoar, testemunhar.

Um comentário:

  1. maravilhosssoooooooo! parabéns a todos por um retiro muito especial para estes adoslescentes, deus os conserve sempre neste caminho...missionário com os pés no chão.

    ResponderExcluir

Pesquisar