terça-feira, 22 de maio de 2012

Pentecostes: Homilia para Adolescentes

Neste domingo, dia 27 de maio, a Igreja celebra PENTECOSTES e para explicar mais sobre o tema, preparamos uma postagem especial para nossos adolescentes...




Parabéns, Igreja!
A festa do Pentecostes celebra o aniversário da Igreja.

É o dia em que o Espírito Santo foi dado à Igreja e onde todos nós podemos “nascer de novo” em Cristo.

A leitura dos Atos descreve a cena do Pentecostes. Como este acontecimento não aparece nos Evangelhos a liturgia sugere-nos um outro relato em que surge Jesus a oferecer o Espírito Santo aos apóstolos.

É um texto curto mas com importantes ensinamentos para a nossa vida.

Em primeiro lugar vemos como, apesar das portas fechadas, Jesus consegue entrar.

Tinha Ele um pé-de-cabra? Uma chave suplente? Arrombou a porta? As portas estavam mesmo fechadas pois os apóstolos estavam cheios de medo. O evangelista João quer mostrar que Jesus ressuscitado não pode ser travado nem por portas nem por medos.

Jesus entra e oferece “paz” aos apóstolos. Por duas razões. Porque os apóstolos estavam intimidados ao vê-Lo vivo. E depois, porque toda a vida de Jesus tem a ver com a paz. Não a paz dos políticos, a ausência da guerra, mas a paz que nasce no íntimo do coração e que dá sabor à vida.

Os discípulos reconhecem Jesus e alegram-se. Foi difícil para o evangelista colocar em palavras a força da alegria que eles sentiram.

E Jesus envia os seus discípulos a perdoar os pecados. A Igreja sempre viu neste episódio o início do sacramento da reconciliação, onde os apóstolos (e os seus sucessores, os bispos) recebem a autoridade para perdoar os pecados.

Isto deveria ser motivo de alegria para todos: por muito graves que sejam os nossos pecados, Deus está desejoso de nos perdoar!

Este relato mostra que o Espírito Santo é enviado para nos reconciliar com Deus, tornando-nos seus filhos.

Vale a pena, neste domingo, usar alguns momentos para avaliarmos se estamos a viver como filhos de Deus ao máximo do nosso potencial. É que, às vezes, colocamos a nossa relação com Deus em segundo plano.

Mas este Pentecostes chama-nos a responder com generosidade à oferta de Jesus, sem pormos barreiras ao Seu Amor por nós.





Foto: Google Imagens




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar