sexta-feira, 27 de julho de 2012

Material para a Catequese sobre Vocações

Prezados Catequistas:



Como contribuição e/ou sugestão deste espaço à formação e na preparação de encontros catequéticos (Etapa Infantil) acerca do tema Vocações neste mês de Agosto, segue abaixo uma bela história e desenhos para colorir sobre a temática.

"...


A VOCAÇÃO DE PIERRE

Pierre é um pássaro.

Ele vive na “Floresta das Vocações”.

Nesta floresta, cada pássaro, inseto ou animal tem uma vocação específica.

E desde muito cedo eles descobrem qual é a sua vocação específica.

Porém Pierre, já é um pássaro jovem, e segundo ele, ainda não conseguiu descobrir qual é a sua vocação específica.

- Vovô Pardal, tenho observado os meus amigos, e percebi que cada um deles já descobriu qual é a sua vocação!

Veja o Canário Zé, o mês que vem ele vai se casar com a andorinha Teté!

E o João-de-Barro, é um arquiteto perfeito, veja só as lindas casas que ele projeta e constrói!

E eu? Qual é a minha vocação?

- Querido netinho Pierre. . . Infelizmente eu não posso lhe dizer qual é a sua vocação! Cabe a você descobrir sozinho!

A única coisa que posso fazer por você é apontar caminhos!

Mas tenha certeza de uma coisa Pierre: a sua vocação se encontra no seu coração.

. . Após conversar com seu avô, Pierre saiu um pouco feliz, pois seu avô lhe havia dito que ele também possuía uma vocação!

Mas também saiu com mais dúvidas ainda: se todos tinham uma vocação, qual era a sua???

Todas as manhãs Pierre gostava de cantarolar em uma pitangueira que ficava em frente a um antigo asilo, próximo da “Floresta das Vocações”.

E para os velhinhos daquele asilo o canto de Pierre simbolizava vida, esperança, amor. . .

Mas um dia Pierre cansou de cantarolar. . .

Os velhinhos daquele asilo começaram a se entristecer e conseqüentemente ficaram doentes.

- Pierre, meu neto querido, porque você não está cantando mais?

- Sabe o que é vovô? Eu desanimei. . . Para que cantar se eu não sei qual é a minha vocação?

- Você se lembra do dia em que eu lhe disse que eu poderia apontar caminhos para que você pudesse por si mesmo descobrir qual era a sua vocação?

- Sim, me lembro! - Pois bem, este momento chegou!

O avô de Pierre o conduziu até a pintagueira que ficava em frente ao asilo, onde todas as manhãs Pierre cantarolava.

- Olhe para estes velhinhos Pierre! Como você os vê?

- Eles estão muito tristes vovô!

- Além de estarem tristes, eles também estão doentes!

- Mas porque vovô?

- Por um simples motivo meu neto querido! Você era o motivo da alegria desta pessoas!

Quando você cantava estes velhinhos tinham vida, esperança. . .

Você era sinal de que Deus não os havia abandonado!

Eles acreditavam na vida, porque você era sinal de vida para eles. . .

- Puxa vovô! Então está é a minha vocação!!!

Levar vida, alegria e esperança para as outras pessoas!!!

A partir daquele dia Pierre se tornou o pássaro mais feliz da “Floresta das Vocações”.

- Vovô, muito obrigado por me indicar o caminho!

- Cada um de nós Pierre, já nasce com uma vocação gravada em nosso coração!

Mas temos a liberdade de dizer: sim ou não a ela!

Mas para que possamos dizer sim ou não é necessário passarmos por várias etapas de amadurecimento: medo, questionamentos, desafios, visão da realidade.

. . E hoje você só é feliz porque pode dizer um sim maduro a sua vocação!


"...

DESENHOS PARA COLORIR










Agosto: Mês das Vocações

O que é vocação?

 Agosto: mês vocacional! para crianças
Antes de qualquer reflexão, é necessário que saibamos o que significa a palavra vocação. A palavra vocação vem do latim vocare que significa chamado. 

Todos nós somos chamados, de uma forma ou de outra à fazer algo, à alguma coisa. Antigamente este termo significava qualquer espécie de aptidão. Por exemplo: aptidão para medicina, música, artes, etc.. 

Depois ele foi adquirindo um significado religioso passando a designar o chamado de Deus. 
Vocação sempre indica um chamado. E quem chama sempre deseja alguma resposta da pessoa a quem chama.
Deus não age de forma diferente. Só que, ao chamar, Deus, antes de pedir Ele dá. Deus chamando o homem lhe dá a vida, a existência, e com a vida, dá-lhe também a liberdade. 

Depois de ter chamado o homem para a vida, Deus torna a chamá-lo, porque há muitas coisas que Deus deseja fazer no mundo através do homem. 

Deus não quer mais agir sozinho. Por isso, quando Deus chama, Ele chama para pedir alguma coisa, confiar alguma missão. O chamado de Deus é sempre um desafio: 

1. Ao sermos chamados à vida, nos comprometemos a cumprir uma determinada missão que todos os outros possam viver bem. 

2. Ao sermos chamados à fé, pelo batismo, nos comprometemos a seguir os ensinamentos de Jesus Cristo e a colaborar com os homens na busca da verdade e do bem vivendo como irmãos. 

3. Ao sermos chamados a qualquer estado de vida (sacerdotal, religiosa, matrimonial) assumimos um compromisso específico com a comunidade humana, de ajudá-la a encontrar a felicidade. 

Para que isso aconteça é indispensável que cada um faça desabrochar e fortificar a vocação que está em seu interior (Mt 25,14-30).
As capacidades e dons que temos devem estar voltados para as necessidades dos outros. Quanto mais o homem está voltado para o outro, mais realizado e feliz será. O verdadeiro amor é o que busca a felicidade do outro e não a própria.
Podemos dizer que, vocação é a oferta divina que exige uma resposta e um compromisso com Deus. Nesta definição percebemos três aspectos: 

1. oferta (chamado) de Deus;
2. resposta do homem;
3. compromisso com Deus e com o irmão 

A resposta do homem deve ser constantemente reassumida. É no dia-a-dia que se deve ir fazendo caminho e assumindo os riscos do nosso SIM.
Vocação é descoberta do próprio ser pessoal. Todo homem é chamado a aperfeiçoar a bondade que existe, em germe, em seu interior, a descobrir a sua vocação, a construir um mundo fraterno onde haja sol para todos, vida para todos.
A vida não é feita só de momentos claros, nos quais se percebe perfeitamente a vontade de Deus. Muitas vezes é necessário seguir por caminhos escuros e até incomuns. Muitos devem lutar duramente para seguir sua vocação. "A Palavra de Deus não dispensa ninguém de pensar, de tatear, de buscar, de tomar decisões".
Vocação é convite pessoal que Deus dirige a cada um. Cada ser humano tem algo de pessoal, e uma maneira pessoal de realizá-lo. Ao descobrir sua vocação, o homem está se descobrindo a si mesmo. Daí a necessidade de permanecer atento a tudo, para perceber sua própria vocação. 

Seguir uma vocação é buscar incansavelmente uma resposta aos próprios anseios. 

Todo homem é chamado a decidir-se, a assumir os valores descobertos em si e não poupar esforços para alcançar os objetivos propostos.

Equipe Tenda Franciscana

fonte:

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Hoje é dia de São Tiago, apóstolo. Padroeiro da Espanha


São Tiago, o maior

Publicado em 25/07/2012 • Canal: Santo do dia • Nenhum Comentário
Este apóstolo é chamado de Tiago Zebedeu, Tiago, irmão de João, Tiago Boanerges, isto é “filho do trovão”, e Tiago, o Maior. Chama-se Tiago Zebedeu não tanto porque foi filho carnal deste, mas porque Zebedeu significa simultaneamente “doador” e “doado”. O bem-aventurado Tiago doou a si mesmo a Cristo por meio de seu martírio e foi doado por Deus para ser nosso patrono espiritual.
Tiago nasceu doze anos antes de Cristo, viveu mais anos do que ele e passou para a eternidade junto a seu Mestre. Tiago, o Maior, nasceu na Galileia e era filho de Zebedeu e Salomé, segundo as Sagradas Escrituras. Era, portanto, irmão de João Evangelista, os “Filhos do Trovão”, como os chamara Jesus. É sempre citado como um dos três primeiros apóstolos, além de figurar entre os prediletos de Jesus, juntamente com Pedro e André. É chamado de “maior” por causa do apóstolo homônimo, Tiago, filho de Alfeu, conhecido como “menor”.
Nas várias passagens bíblicas, podemos perceber que Jesus possuía apóstolos escolhidos para testemunharem acontecimentos especiais na vida do Redentor. Um era Tiago, o Maior, que constatamos ao seu lado na cura da sogra de Pedro, na ressurreição da filha de Jairo, na transfiguração do Senhor e na sua agonia no horto das Oliveiras.
Consta que, depois da ressurreição de Cristo, Tiago rumou para a Espanha, percorrendo-a de norte a sul, fazendo sua evangelização, sendo por isso declarado seu padroeiro. Mais tarde, voltou a Jerusalém, onde converteu centenas de pessoas, até mesmo dois mágicos que causavam confusão entre o povo com suas artes diabólicas. Até que um dia lhe prepararam uma cilada, fazendo explodir um motim como se fosse ele o culpado. Assim, foi preso e acusado de causar sublevação entre o povo. A pena para esse crime era a morte.
O juiz foi o cruel rei Herodes Antipas, um terrível e incansável perseguidor dos cristãos. Ele lhe impôs logo a pena máxima, ordenando que fosse flagelado e depois decapitado. A sentença foi executada durante as festas pascais no ano 42. Assim, Tiago, o Maior, tornou-se o primeiro dos apóstolos a derramar seu sangue pela fé em Jesus Cristo.
No século VIII, quando a Palestina caiu em poder dos muçulmanos, um grupo de espanhóis trouxe o esquife onde repousavam os restos de são Tiago, o Maior, à cidade espanhola de Iria. Segundo uma antiga tradição da cidade, no século IX o bispo de lá teria visto uma grande estrela iluminando um campo, onde foi encontrado o túmulo contendo o esquife do apóstolo padroeiro. E a Espanha, que nesta ocasião lutava contra a invasão dos bárbaros muçulmanos, conseguiu vencê-los e expulsá-los com a sua ajuda invisível.
Mais tarde, naquele local, o rei Afonso II mandou construir uma igreja e um mosteiro, dedicados a são Tiago, o Maior, com isso a cidade de Iria passou a chamar-se Santiago de Compostela, ou seja, do campo da estrela. Desde aquele tempo até hoje, o santuário de Santiago de Compostela é um dos mais procurados pelos peregrinos do mundo inteiro, que fazem o trajeto a pé.
Essa rota, conhecida como “caminho de Santiago de Compostela”, foi feita também pelo papa João Paulo II em 1989. Acompanhado por milhares de jovens do mundo inteiro, foi venerar as relíquias do apóstolo são Tiago, o Maior, depositadas na magnífica catedral das seis naves, concluída em 1122.
A Igreja também celebra hoje os santos: Cristóvão e Valentina.
fonte: Blog Sou Católico - na íntegra

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Por dentro da Política - Parte II

Duas semanas após a liberação da campanha eleitoral, ainda se vê em Lábrea, de forma tímida, carros de som com propaganda eleitoral de massa.

Os candidatos - proporcionais e majoritários - ou melhor, a Vereadores (91) e a Prefeito (7) que aguardam o deferimento da candidatura, estão centralizando esforços principalmente no corpo-a-corpo aos eleitores e em reuniões setoriais.

O foco agora é o eleitor...

É bom lembrar que a eleição deste ano supera todas as expectativas relacionadas a quantidade de candidatos. Na história de Lábrea, a eleição com o maior número de candidatos havia sido a de 2000, quando cinco candidatos disputaram a Prefeitura  - Dr. Dedé, Mustaf Said, João Maia, Anildo Isaías e Aurivaldo Moreira (Bode) - que desistiu antes da eleição.

Dr. Dedé foi reeleito numa eleição cheia de polêmicas e decisões judiciais, até hoje contestada por muitos.

Esse ano, sete (7) prefeituráveis solicitaram suas candidaturas junto à Justiça Eleitoral. Todas aguardam deferimento, de acordo com o Site do Tribunal Superior Eleitoral - TSE. 


Apenas 3 municípios no AM tem mais prefeituráveis que Lábrea: Tapauá, que tem 8; e Manaus e São Gabriel da Cachoeira, que têm 9. Assim como Lábrea, Novo Airão e Boa Vista do Ramos que também tem 7; os demais 56 municípios tem entre 2 e 6 candidatos.


Essa eleição entrará para a história de Lábrea como a maior em quantidade de candidatos à Prefeito. 

São eles, em ordem alfabética:

1 - Antonio José Cruz de Lima - PSDC / Antonio José - 27


2 - Evaldo de Souza Gomes - PMDB / Evaldo - 15 


3 - Gernilson da Silva Amâncio - PC do B / Gernilson - 65


4 - José Olímpio Filho - PTN / Dr Dedé - 19


5 - Márlio Daza la Serna - PT / Dr Márlio - 13


6 - Moacy Canizo de Brito Filho - DEM / Maby - 25



7 - Valdivino Dias - PDT  / Didi - 12

Precisamos, enquanto Catequistas e Agentes de Pastoral, estar informados - acompanhando os candidatos: suas práticas e propostas - e discernir entre os melhores - para que o povo de Lábrea possa ter um futuro político em que o bem comum possa se sobrepor às velhas práticas administrativas.

Texto: 
Antonio Paulino dos Santos
Fotos: 
TSE - DivulgaCand. Acesso em 23/07/2012 - às 11h10

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Homenagem ao Dia do Amigo

Em 20 de Julho é comemorado o Dia do Amigo e o Dia Internacional da Amizade e pensando na importância do tema para a nossa vida, especialmente porque estamos diretamente ligados à crianças, adolescentes, jovens e demais agentes de Pastorais, a Equipe do Blog Catequese de Lábrea, quer fazer lembrar a todos que o nosso maior e melhor amigo é o Cristo Ressuscitado, que deu a sua Vida por nós e deseja que cada um cumpra fielmente a sua missão.

Segue abaixo a belíssima Oração do Amigo, do professor Gabriel Chalita, publicada no livro Educar com Oração, do mesmo autor.

"...
Há muito se diz que quem encontrou um amigo encontrou um tesouro precioso. Há muito se diz que amizade verdadeira dura para sempre. Não tem aquelas tempestades da paixão nem a calmaria exagerada do descompromisso. É o meio termo. É a bonita sensação do estar perto e, de repente, poder se calar. Não exige tanto. Exige tudo.

As amizades nascem do acaso. Ou de alguma força que faz com que uma simples brincadeira, uma informação, um caderno emprestado, uma dor seja capaz de unir duas pessoas. E a cumplicidade vai ganhando corpo e o desejo de estar junto vai aumentando e, com ele, a sensação sempre boa do poder partilhar, de se doar. 

Há muito se diz que os amigos verdadeiros são aqueles que se fazem presentes nos momentos mais difíceis da vida, naqueles momentos em que a dor parece querer superar o desejo de viver. De fato, os amigos são necessários nesses momentos. Mas talvez a amizade maior seja aquela em que um amigo é capaz de estar ao lado do outro nos momentos de glória e vibrar com essa glória; não ter inveja, não querer destruir o troféu conquistado. Aplaudir e se fazer presente, ser presente.

A amizade não obedece à ordem da proporcionalidade do merecimento. Não há sentido em querer de volta tudo o que gratuitamente se distribuiu. A cobrança esmaga a espontaneidade da amizade, e a surpresa alimenta o desejo de estar junto. O amigo gosta de surpreender o outro com pequenos gestos. Coisas aqui e ali que roubam um sorriso, um abraço, um suspiro. E tudo puro, tudo lindo.

Há muito se diz que não é possível viver sozinho. A jornada é penosa e sem amparo é difícil caminhar. Juntos os pássaros voam com mais tranqüilidade. Juntas, as gaivotas revezam a liderança para que ninguém se canse demais. Juntos é possível aos golfinhos comentarem sobre a beleza de um oceano infinito. Juntos, mulheres e homens partilham momentos inesquecíveis de uma natureza que não se cansa de surpreender.

Eu Te peço, Senhor, nesta singela oração, que eu seja fiel aos meus amigos. São poucos e impossível seria que fossem muitos. São poucos, mas são preciosos. Eu Te peço, Senhor, que eu não padeça do mal da inveja que traz consigo outros desvios, como a fofoca. A terrível fofoca que humilha, maltrata, faz sofrer. Eu Te peço, Senhor, que o sucesso do outro me impulsione a construir o meu caminho e que jamais eu tenha a ânsia de querer atrapalhar a subida de meu amigo. Eu Te peço, Senhor, que eu seja leal. Que eu saiba ouvir sempre e saiba quando é necessário falar. 

Senhor, eu sei que a regra de ouro da amizade consiste em não fazer ao amigo aquilo que eu não gostaria que ele fizesse a mim. E eu Te peço que eu seja fiel a essa intenção. Que eu tenha poucos amigos, mas amigos que permaneçam para sempre. Não poderia ter muitos; não teria tempo para cuidar de todos, e de amigo a gente cuida, acolhe, ama.

Senhor, proteja os meus amigos. Que nessa linda jornada consigamos conviverem harmonia. Que nesse lindo espetáculo possamos subir juntos ao palco. Sem protagonista. Ou melhor, que todos sejam protagonistas e que todos percebam a importância de estar ali. No palco. Na vida.
Obrigado, Senhor, pelo dom de viver e conviver. Obrigado, Senhor, pelo dom de sentir e manifestar o meu sentimento. Obrigado, Senhor, pela capacidade de amar, que é abundante e sem fim.
Amém.

..."




Feliz dia do Amigo!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Carta-convite para a Coordenação de Catequese - VII

Hoje, 16 de julho, tem reunião ampliada da Coordenação de Catequese.


Leia a Carta-convite na íntegra:


"...
Prezado Coordenador:


A dimensão comunitária vivida por Jesus e seus discípulos e também pelas primeiras comunidades cristãs, é a melhor experiência para quem está chegando à Catequese.

Buscamos uma metodologia que responda com eficiência a caminhada evangelizadora pedida pela Igreja e pela sociedade.

A vivência da experiência exige tempo e mudanças e a Catequese, enquanto Animação Bíblica da comunidade, possa vivenciar a dinâmica evangelizadora dos primeiros cristãos segundo as nossas realidades, pois já começamos a direcionar o nosso olhar para o horizonte.

O segundo semestre, cheio de celebrações e eventos, nos ajudará a retomar a nossa ação e avaliarmos esta caminhada em vista do que desejamos para os períodos vindouros. PREPARE-SE

Pauta:
  • Momento orante como  texto da Iniciação à Vida Cristã;
  • Metas e ações da Catequese;
  • Jornada Mundial da Juventude;
  • Mês Vocacional;
  • Avaliação da Catequese 2012;
  • Dia do Catequista;
  • Escola Catequética;

Levar:

  • Material de Anotação;
  • Texto sobre a Iniciação à Vida Cristã; 
  • Mestas e Ações da Catequese 2012;

Onde?:
  • Centro Recoletos
  • 18 horas
..."

Aguardamos a presença de todos!


fonte:
Coordenação Paroquial

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Olimpíadas na Catequese Infantil de Fátima



Os Jogos olímpicos - Olimpíadas - existentes desde 1896, idealizados pelo Barão de Coubertin como forma de integração de todos os povos, será realizado a partir de 25 de julho, na cidade de Londres.

São diversas modalidades esportivas, disputadas por atletas de praticamente todos os países do mundo - Atletismo (principal modalidade dos jogos), Futebol, Volei, Basquete, Lutas, Canoagem, Tiro, Natação, dentre outras.

Com o intuito de aproveitar as férias escolares, enaltecer a importância dos Jogos Olímpicos para as nações e especialmente para manter viva a chama da superação, fraternidade e integração entre os catequizandos e catequistas da Etapa Infantil da Comunidade de Fátima, foi realizado domingo, dia 8 de julho, na Quadra Rei Pelé, as Olimpíadas da Catequese Infantil.


Momento Orante, Dinâmicas de Integração,  Corridas, Brincadeiras Tradicionais, Danças, Futebol de Salão e muita descontração e energia foram as receitas de uma maravilhosa manhã com as crianças.


Agradecimentos especiais aos Catequistas Nazaré, Silvânia, Neta, Valdineia e a Scarlet e Elivélton pela imprescindível ajuda com as crianças no desenvolvimento das atividades e à equipe da Secretaria de Esportes por ter-nos cedido a quadra durante toda manhã de domingo.

Finalizamos o encontro com lanche partilhado.


Foi maravilhoso!!!

Festa Julhina em São Francisco da Vila


Como já é de praxe em nossa Lábrea, muitas comunidades realizam suas festas juninas - com quadrilhas, teatros, barraquinhas, jogos, delegacia, comidas típicas - no mês de Julho.

E neste sábado, dia 07 de julho, quem nos brindou com um maravilhosos arraiá foi a comunidade São Francisco - da Vila Falcão, com uma parceria essencial entre a Comunidade Religiosa, o Grupo de Jovens JAC (Jovens Amando Cristo) e a Associação de Moradores da Vila Falcão.

Muito bem organizado há tempos e com ampla participação da Juventude e de Catequizandos do Grupo Juvenil, a festa foi uma das melhores da cidade.

Um dos maiores sucessos da noite foi a Quadrilha Tradicional JAC na Roça, com vestimentas típicas, passos tradicionais e o conhecidíssimo Casamento Caipira. Foi show!!!





Danças, Quadrilha Mirim, Quadrilha dos Médios e a tradicional Quadrilha Treme Chão foram as demais apresentações de uma bela noite de festa.

Este espaço parabeniza aos idealizadores do Arraial: Cari, Iranete, Manoel, Francisca das Chagas e Francivan pelo esforço, estendendo os elogios aos demais organizadores do evento.

Parabéns a todos!

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Falecimento de D. Eugênio Sales


Morreu no final da noite desta segunda-feira aos 91 anos o cardeal dom Eugenio de Araujo Sales, arcebispo emérito da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Segundo a arquidiocese, dom Eugênio morreu de infarto em sua residência no bairro do Sumaré, na zona norte do Rio.

O velório será nesta terça-feira (10) na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no centro do Rio. O enterro ainda não tem data marcada, mas deve ocorrer, segundo informações da arquidiocese, na quarta-feira (11) no mesmo local.

Nascido em Acari, no Rio Grande do Norte, em 08 de novembro de 1920, dom Eugenio ingressou no seminário em 1936. Após o Curso de Humanidades, foi enviado ao Seminário Maior da Prainha em Fortaleza. Lá permaneceu de 1937 a 1943.
Sua ordenação diaconal ocorreu no dia 16 de março de 1943, e em novembro do mesmo ano foi ordenado sacerdote em Natal.
Em agosto de 1954, aos 33 anos, foi nomeado bispo titular de Tibica e auxiliar de Natal pelo papa Pio 12.




Dom Eugenio exerceu a fução de administrador apostólico da Arquidiocese de Natal entre 1962 e 1964, quando é então nomeado administrador apostólico da Arquidiocese de Salvador. Quatro anos mais tarde é nomeado pelo papa Paulo 6º Arcebispo de Salvador.
No dia 13 de março de 1971 foi nomeado arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro pelo papa Paulo 6º, cargo que ocupou até julho de 2001.


DITADURA


Dom Eugenio teve um importante papel na ditadura militar brasileira (1964-1985) e, segundo a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), realizou, em segredo, diversas ações em prol do abrigo a perseguidos políticos.
Entre os anos 1976 e 1982, estiveram no Brasil sob a proteção do religioso, mais de 4.000 refugiados perseguidos pelas ditaduras.


As ações de auxílio aos exiliados e perseguidos políticos se intensificaram em 1976. Dom Eugenio foi um dos principais responsáveis pelo atendimento a refugiados, que compreendia hospedagem e procura de formas seguras de encaminhá-los a outros países. O trabalho desenvolvido pelo arcebispo e seus colaboradores contou com o apoio da Comissão de Justiça e Paz da CNBB e do ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados).


Em 1979, dom Eugenio acolheu em sua residência no Sumaré refugiados que protestavam contra os regimes de opressão em seus países. Após desocuparem o Consulado da Suécia, sob negociação do Cardeal, eles lá permaneceram por mais de três meses até que alguns países os acolhessem. Ao partirem, dom Eugenio os acompanhou, um a um, até a aeronave que os transportou para fora do país.


Pomba branca pousa sobre o caixão com o corpo de dom Eugênio Sales durante velório na catedral do Rio


fonte:

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude

A Cruz

A cruz da JMJ ficou conhecida por diversos nomes: Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz Peregrina, e muitos a chamam de Cruz dos Jovens porque ela foi entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo.



A cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No final daquele ano, depois de fechar a Porta Santa, o Papa João Paulo II deu essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Quem a recebeu, em nome de toda a juventude, foram os jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço, em Roma. Estas foram as palavras do Papa naquela ocasião: “Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção” (Sua Santidade João Paulo II, Roma, 22 de abril de 2004).



Os jovens acolheram o desejo do Santo Padre. Desde 1984, a cruz da JMJ peregrinou pelo mundo, através da Europa, além da Cortina de Ferro, e para locais das Américas, Ásia, África e Austrália, estando presente em cada celebração internacional da Jornada Mundial da Juventude. Em 1994, a cruz começou um compromisso que, desde então, se tornou uma tradição: sua jornada anual pelas dioceses do país sede de cada JMJ internacional, como um meio de preparação espiritual para o grande evento.



O Ícone de Nossa Senhora

Em 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a cruz da JMJ: o ícone de Nossa Senhora, “Salus Populi Romani”, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no Ocidente, Santa Maria Maior. “Hoje eu confio a vocês... o ícone de Maria. De agora em diante, ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o apóstolo João, a acolhê-la em suas vidas” (Roma, 18ª Jornada Mundial da Juventude, 2003).

terça-feira, 3 de julho de 2012

Cartaz do Bote Fé

Jovens da Prelazia de Lábrea:

Foi divulgado na manhã desta terça-feira o Cartaz principal do Bote Fé da Prelazia de Lábrea - evento católico pertencente à programação da Jornada Mundial da Juventude.

Em Agosto recepcionaremos o Ícone de Nossa Senhora e a Cruz da Jornada Mundial e o mundo católico se fará presente em nossa Prelazia. Seja com a presença física, seja através de orações ou das mais variadas mídias.





Cada jovem, cada agente de pastoral, você católico, não católico, se programe de forma antecipada para podermos fazer destes cinco dias presenças constantes do Senhor em nossas vidas.

Aguardamos você!

A responsa é grande!!! Mas com sua colaboração o fardo se torna leve!


Acompanhe mais informações sobre o Bote Fé da Prelazia de Lábrea no link "Fique Ligado" na parte superior deste Blog. É só clicar e curtir.

fonte:
Blog da Prelazia de Lábrea (divulgação)

Por dentro da Política

Em ano de eleições municipais Catequistas e Agentes de Pastorais precisam estar atentos às decisões tomadas pelas Cortes Superiores - aqueles que deveriam direcionar retamente o processo eleitoral - a fim de perceber os interesses pessoais aplicados contra o interesse comum, o que certamente influencia na escolha dos 'novos' prefeitos e vereadores em todo o país.

Segue para reflexão, na íntegra, o artigo TSE consagra a impunidade, do escritor, jornalista e apresentador de TV, Hélder Caldeira, publicado no site do Jornal Amazonas Em Tempo, em 02/07/2012.














Inacreditável a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na semana passada. Os ministros da corte que rege as eleições brasileiras definiram que os políticos que tiveram suas contas de campanhas anteriores reprovadas, fichas-sujas, podem livremente se candidatar. Se antes as autoridades eram discretas ao debochar da cara do povo, agora virou um esculacho. 


Quando, em março último, o mesmo TSE baixou resolução determinando que aquele que tivesse suas contas anteriores reprovadas estaria inapto para se candidatar novamente, os únicos queixosos foram os mais de 20 mil contas-sujas que deitaram e rolaram nas fortunas do submundo dos caixas de campanha e queriam continuar na pajelança. A amplíssima maioria da população, democraticamente, festejou a decisão, fiando suas esperanças num possível processo de depuração do imundo universo político brasileiro.

Comemoração inútil. Menos de três meses depois, o próprio TSE voltou atrás e decidiu que era melhor atender os interesses escusos dos 20 mil sujos do que impor maior severidade, como desejavam os demais 200 milhões de cidadãos brasileiros. Ou seja, temos hoje 0,01% de seres que mandam e desmandam no Brasil, a despeito da vontade da maioria. Isso é democracia? Não. Isso é um forte esquema de malandragem e pilantragem, confortavelmente instalado no comando do país.

Basta dizer que o voto de misericórdia aos bandidos foi dado pelo ministro Dias Toffoli, cuja indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo ex-presidente Lula da Silva, até hoje é questionada, visto ter sido advogado-geral do Partido dos Trabalhadores. Mas, nesse Brasil esculhambado, tudo é permitido. Como bem definiu a jornalista Mary Zaidan, “mais de 20 mil contas-sujas foram reabilitados pelo voto de Toffoli. Do inferno, promoveram-se ao paraíso”.

À carochinha, o argumento inicial era que a decisão de tornar inelegíveis os sujos, por ter sido tomada em março, não poderia valer para as eleições de outubro e sua vigência ficaria para 2014. Mas os ministros do TSE foram mais camaradas. Em seu voto-sujo, Toffoli afirma que “a lei exige apenas a apresentação de contas e não sua aprovação”. Mais ridículo impossível.
Então, fica a questão: qual a finalidade das instâncias de justiça eleitoral? Se um candidato não precisa ter as contas de campanha analisadas e aprovadas para ser considerado digno pleiteante ao cargo eletivo, por que devemos continuar pagando os astronômicos salários desse setor do Poder Judiciário? Basta colocar um office-boy para receber as prestações de conta, limpas ou sujas, já que isso não influenciará em nada os rumos do processo eleitoral.

Infelizmente, já estamos no fundo do poço e continuamos cavando. Recorro novamente às palavras de Mary Zaidan: “com o endosso da Justiça, sacramentou-se a impunidade”. Vou além: com a cara-de-pau que lhes é própria, desmoralizaram o Brasil. Triste do país que possui tão baixo nível em suas supremas instâncias.



Tá bom pra você???


O que pensar e fazer diante disso?


??????????????????????????????????

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Programação Bote Fé - Prelazia de Lábrea


Programação Bote Fé - Prelazia Lábrea


DOMINGO: 12 de Agosto
10h Carreata: Saída da Praça Matriz em direção ao aeroporto para receber 
a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora (Vindos de Humaitá).
18h  Missa Amazônica na Orla
20h  Show do Grupo Imbaúba
21h  Espaço Jovem: Bandas Prelazia

SEGUNDA: 13 de Agosto
8h  Ofício Divino da Juventude- Catedral
9h  Oficinas Temáticas Juvenis
19h  Missa na Catedral
20h Espaço Jovem: Bandas Prelazia
Exposição das oficinas temáticas
Local: Quadra - Escola Santa Rita


TERÇA: 14 de Agosto
9-17h Atividades Esportivas - Gincanas
19h Missa na Catedral - Caminhada com a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora 
em direção à Orla
20h Espaço Jovem: Bandas Prelazia
21h Show com Jonny Mendes
QUARTA: 15 de Agosto
7h Vivência Missionária com as delegações  Caminhada penitencial da CASAI 
à Comunidade Novo Paraíso
14h Missa na Praia do Pirão
19h Missa na Catedral
20h Espaço Jovem: Bandas Prelazia
21h Show da Banda Anjos de Resgate
QUINTA: 16 de Agosto
Vigília: de meia noite às 5h da manhã.
4:30 (madrugada) Saída das comunidades em direção a catedral com seus 
padroeiros (as)
5h (madrugada): Missa de envio e entrega dos Símbolos para Arquidiocese 
de Porto Velho

fonte:
Blog da Prelazia (divulgação)

Pesquisar