quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Preparando o Natal com o Espírito da Biblia


Com o tempo do Advento que começou no dia 2 de dezembro, a Igreja objetiva motivar os fiéis católicos para celebrarem o Natal com o significado espiritual que lhe dá a Bíblia.


O nascimento do Messias, segundo inúmeras profecias, foi um projeto de Deus para conscientizar os homens de que o caminho da felicidade só se encontra vivendo em fraternidade. Guerra, ódio, violência, não conduzem à felicidade.

Não foi fácil a missão de Cristo que além de ser rejeitado e humilhado pelos seus contemporâneos (poucos o receberam), ainda passou pela experiência da morte.  Como não tem sido fácil a missão dos cristãos de dar testemunho da virtude evangélica indicando o caminho percorrido pelo Salvador, no mundo de hoje. 

Assim, no tempo do Advento, a Igreja lê as profecias que anunciaram o nascimento de Cristo, para encher de esperança em dias melhores os fiéis e encorajá-los a dar testemunho de sua fé. Esse testemunho consiste, em primeiro lugar, em dar especial atenção à família.

Deus é uma família, a Trindade. Somos descendentes dela. Por isso, é vocação humana nascer e viver, amar e trabalhar, envelhecer e morrer, em família. Mesmo que nossa família não seja formalmente constituída, ela é de origem divina, pois não existem seres avulsos no universo. 

Fomos impressos com a identidade do Criador. Sendo assim, a Igreja lembra que a febre de consumo vivida pela sociedade às vésperas do Natal, apesar de fazer parte da festa, não é o seu ingrediente principal. 

Se o aniversário é de Jesus, devemos dar a ele presentes, reconhecendo e corrigindo as fraquezas, pedindo perdão, reconciliando, gastando menos, estudando para arranjar emprego melhor, organizando a nossa vida com equilíbrio. 

De que adianta endividar-nos entre Natal e Ano Novo e passarmos o ano todo fazendo malabarismos para pagar as contas, sacrificando a saúde e a convivência saudável com a família? Afinal, saúde e família são nossas maiores riquezas. É preciso descobrir e valorizar essa riqueza. Tem gente que só valoriza quando perde.

A preparação para a ceia do nascimento de Jesus nos chama atenção para estarmos sempre preparados, pois, no projeto de Deus, somos como uma folha que nasce, cresce, cumpre com sua missão de transformar a luz do sol em oxigênio para dar vida aos seres vivos e aos homens e depois é levada pelo vento. 

Nós também estamos cumprindo a nossa missão de passar a vida fazendo o bem, como Jesus fez. As folhas fabricam o oxigênio que enche nossos pulmões. 

Nós devemos fabricar a obra de Deus para construir um mundo sem violência, nem desigualdade social, ou corrupção, para que seja pleno de paz e de solidariedade. A tarefa de fazer o bem exige uma vocação especial que só conquistaremos unidos a Cristo, fonte de todo o bem. 

O ser humano é o único dos animais que deverá fundir-se na natureza divina, momento em que atingirá a felicidade plena. O tempo, os bens materiais, as paixões, passarão. Natal é tempo de acumular a riqueza espiritual que não perece.



Artigo do Padre Paulo Pinto
Paróco de Nª Srº de Lourdes (Manaus
Publicado no EMTEMPO.COM.BR
12/12/2012

Pesquisar