quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Festejando São Francisco

Duas comunidades da nossa Paróquia Nossa Senhora de Nazaré festejam São Francisco, um dos mais cultuados no interior do Brasil, especialmente no Norte e Nordeste.

Conhecido como o protetor dos animais, São Francisco de Assis foi um jovem rico e adepto dos prazeres da vida. Muito jovem, porém, renunciou à riqueza e passou a pregar a simplicidade e a espiritualidade.

Que neste quatro de outubro, as nossas comunidades ribeirinhas que festejam o santo e especialmente as comunidades de São Francisco da Vila Falcão e do Bairro da Fonte, que possam verdadeiramente viver como viveu seu padroeiro... De forma simples e de espiritualidade constante, renunciando aos bens materiais em detrimento da pureza de coração...

Viva São Francisco!!!

Segue algumas reflexões de sua autoria e a belíssima Oração de São Francisco:

  • Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.

  • O que temer? Nada.
    A quem temer? Ninguém.
    Por que? Porque aqueles que se unem a Deus obtém três grandes privilégios: onipotência sem poder; embriaguez, sem vinho e vida sem morte.

  • Ninguém é suficientemente perfeito, que não possa aprender com o outro e, ninguém é totalmente destituído de valores que não possa ensinar algo ao seu irmão.

  • Senhor fazei de mim um instrumento de vossa paz


Oração de São Francisco de Assis

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.
fonte:




Diocese de Rio Branco realiza a II Jornada Catequética



Nos dias 28 e 29 de setembro aconteceu, na diocese de Rio Branco-Acre, a II JORNADA CATEQUÉTICA. Participaram ao todo, mais de 750 catequistas, Ministros Extraordinários, Presbíteros, religiosas/os, Diáconos e lideranças das diferentes pastorais. Foram dois dias de intensa formação com a assessoria de Maria Ceília Rover, assessora Nacional de catequese pela CNBB. Sua presença foi muito significativa e a Jornada foi uma verdadeira maratona bíblica. Refletimos sobre a 3ª urgência das DGAE: "Animação bíblica da Vida e da Pastoral". A participação, o envolvimento, a dedicação e a prestação de serviços de muitos grupos resultou  numa profunda comunhão e integração das diferentes pastorais e possibilitou a realização da II Jornada Catequética. Um OBRIGADO a cada um/a e que "a Palavra de Deus continue sendo PÃO para necessidade diária e não apenas BOLO para ocasiões especiais". Obrigado Catequistas e demais pastorais. Obrigada, Maria Cecília pela sua significativa presença no meio de nós. Fomos reenviados para, a partir do que "vimos, ouvimos e apalpamos anunciar a todos a presença amorosa de Deus" (cf. 1Jo 1,1-3).

Irmã Nair Mucelini - Coordenadora Diocesana de Catequese.

Disponível no Blog Catequese e Bíblia

Nota do Blog:

O senhor de blusa branca no canto direito da foto é Dom Joaquim, Bispo de Rio Branco, que por anos foi Pároco em Lábrea.
Aí uma atividade que poderia ser realizada na nossa Paróquia!

Pesquisar